As preposições apresentam gênero? (para discussão)

Comentário intuitivo (a ser debatido)

É comum aos textos descritivos (das mais distintas propostas teóricas) e aos textos escolares o comentário de que as preposições não têm variação de gênero e de número. Assim, de, para, com, entre etc… não apresentam variação mórfica se forem seguidas por palavras masculinas ou femininas, nas formas plural ou singular.

Certo. Mas observem os casos abaixo [lembrando que (*) indica que a frase não foi aceita pelo pesquisador]:

(1) ele veio da casa de Maria //(2) *ele veio de a casa de Maria

(3) ele saiu da Grande Belo Horizonte // (4) * ele saiu de a Grande Belo Horizonte

(5) * estou em a casa //(6) estou na casa

(7) vou para a casa do meu pai (8) * vou para a casa de o meu pai

(9) moro perto do centro //(10)* moro perto de o centro.

O que pensar? A resposta da fusão fonética entre a primeira e a segunda palavra tem sentido para casos como (1), (3) e (9), por exemplo. Vale também em [para + os > pros] como em (11) Trouxe o leite pros meninos, mas por que não são válidos para os demais exemplos. Fica a pergunta. Bom tema de pesquisa. Talvez já haja texto a respeito; deconheço e aceito sugestões.

Sobre Pedro Perini-Santos

linguista.
Esse post foi publicado em Artigos, Artigos sobre linguística e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As preposições apresentam gênero? (para discussão)

  1. Olá, Professor!
    Procurei seu nome no Google e vim conhecer seu blog. Vou adorar ler tudo.
    Fui sua aluna na Letras, Puc-MG, em 2000. Claro que você sabe que suas aulas são inesquecíveis e suas lições, eternas. Como atualmente tenho passado por certos inconvenientes por ser professora inovadora e geniosa, tenho lembrado muito de você. Mas como dizem que só um gênio reconhece outro, acho que está tudo bem…
    Até mais!

Deixe um comentário

