Sobre a definição dos verbos (2)

Problematizando ainda…

Todas as línguas têm verbos? Essa é uma pergunta importante, porque temos uma forte tendência a assumir o modelo linguístico que usamos com padrão. Por exemplo, acho que não é raro a gente escutar comentários do tipo “ah… o português é difícil demais… tem verbos, preposições, advérbios etc”. Bom, o que eu penso é o seguinte. De fato, existem línguas mais complexas do que outras, mas isso ocorre por motivos históricos que a gente pode falar a respeito em outra ocasião. Para o tema ‘verbo’, o que é interessante pensar é que todas as línguas usam formas de expressão para os eventos, para o tempo e para relações entre agentes, objetos, locais e pacientes, por exemplo, que variam muito. Em português – diferentemente do brasileiro – essa expressão verbal é do tipo condensada. Assim, se eu falo (1) Voltarei, já dá pra ter uma quantidade enorme de informações sobre o evento anunciado, sobre o agente da 1a.pessoa, sobre o tempo futuro e sobre o tipo futuro em questão. Em brasileiro, a gente fala mais comumente uma frase assim: (2) Eu vou voltar. Nesse caso,  duas palavras são usadas para expressar as mesmas ideias de (1). Isso são variações tipológicas. Sim, e a pergunta inicial? Bom: todas as línguas plenas ‘expressam verbo’, mas há uma quantidade enorme de variações nessa expressão verbal.

Aquela definição de verbo como “expressão de estado, fenômeno ou ação” fica cada vez mais fuleira; tadinha…. e ainda tem muita coisa.

Anúncios

Sobre Pedro Perini-Santos

linguista.
Esse post foi publicado em Artigos sobre linguística e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sobre a definição dos verbos (2)

  1. Sig FF disse:

    Vc se esqueceu do mundo cultural, por exemplo, das leis. Elas são feitas de e pela linguagem e existem no mundo. A construção sintática serve para nossa compreensão delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s